domingo, 19 de outubro de 2008

Estrutura do Pneu







Estrutura do Pneu
A diferença entre um pneu radial e um pneu convencional é que o pneu radial com aço de 0º é produzido com a tecnologia mais avançada do mercado. Tais pneus são ideais para estabilidade em alta velocidade, uso leve e desempenho esportivo. Um pneu convencional é construído com tecnologia tradicional. Tais pneus são ideais para off-road e velocidades mais baixas, por causa da sua resistência. Os pneus radiais representam um avanço tecnológico em relação aos pneus convencionais, tanto pelo material empregado na sua concepção quanto pela forma como são colocadas as lonas e pelo tipo de rendimento que proporcionam.

A carcaça:
Parte resistente do pneu; deve resistir a pressão, peso e choques. Compõem-se de lonas de poliéster, nylon ou aço. A carcaça retém o ar sob pressão que suporta o peso total do veículo. Os pneus radiais possuem ainda as cintas que complementam sua resistência.No pneu radial os cabos da carcaça estão dispostos em arcos perpendiculares ao plano de rodagem e orientados em direção ao centro do pneu. Por ser uma carcaça única, não existe fricção entre as lonas - apenas flexão - o que evita a elevação da temperatura interna do pneu.
A lona:
A estabilização do piso é obtida através de uma cinta metálica composta de lonas diagonalmente opostas umas sobre as outras.
A borracha:
É a parte do pneu que entra em contato direto com o solo. Ela confere ao pneu propriedades tais como: suportar a carga, assegurar a transmissão da potência automotriz, garantir dirigibilidade e respostas eficientes nas frenagens e aceleração, otimizar a aderência do veículo aos diversos tipos de solo.
Talões:
Constituem-se internamente de arames de aço de grande resistência, tendo por finalidade manter o pneu fixado ao aro da roda.

Parede Lateral:
São as laterais da carcaça. São revestidos por uma mistura de borracha com alto grau de flexibilidade e alta resistência à fadiga.
Cintas (lonas):
Compreende o feixe de cintas (lonas estabilizadoras) que são dimensionadas para suportar cargas em movimento. Sua função é garantir a área de contato necessária entre o pneu e o solo.

Banda de Rodagem:
É a parte do pneu que fica em contato direto com o solo. Seus desenhos possuem partes cheias chamadas de biscoitos ou blocos e partes vazias conhecidas como sulcos, e devem oferecer aderência, tração, estabilidade e segurança ao veículo.

Ombro: É o apoio do pneu nas curvas e manobras.



















Nomenclatura dos Flancos: Flanco de um pneu mostra todas as informações essenciais de um pneu. Pode considerar-se como sendo o “bilhete de identidade” de um pneu.
















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